Contexto geotectónico

A orogenia Hercínica, que teve início há cerca de 380 Ma (Devónico Médio) prolongando-se até aos 280 Ma (Pérmico Inferior) (Matias, 1996) desempenhou um papel fundamental na geologia da Europa Ocidental.

 

A cadeia hercínica constitui um prenunciado relevo que se estende desde o Sul de Portugal até à Boémia, numa extensão superior a 3000 km e largura média de 700 km constituindo o Arco Ibero-Armoricano (Oliveira, 2001). A cadeia hercínica que ocorre numa grande zona da parte ocidental da Península Ibérica designa-se por Maciço Hespérico.

 

O Maciço Hespérico é uma estrutura bastante complexa constituída por diversas litologias que se encontram fortemente deformadas e fracturadas, factos que evidenciam a grandeza das forças que as afectaram.

 

Segundo Julivert et al. (1974) o Maciço Hespérico está dividido em várias zonas geotectónicas com características paleogeográficas, tectónicas, metamórficas e litológicas distintas. Os referidos autores consideram as  seguintes zonas geotectónicas na Península Ibérica: Zona Cantábrica (ZC), Zona Asturocindental-Leonesa (ZAWL), Zona Centro Ibérica (ZCI), Zona de Ossa Morena (ZOM) e Zona Sul Portuguesa (ZSP). Estes autores consideram que na ZCI existe a sub-Zona Galiza Média Trás-os-Montes (SZGMTM), actualmente considerada como sendo a Zona Galiza Trás-os-Montes (ZGTM) (Farias et al. 1987).

 

Zonas paleogeográficas e tectónicas do Maciço Ibérico, segundo o Mapa Tectónico da Península Ibérica, modificado. ( Julivert et al. 1974)
Zonas paleogeográficas e tectónicas do Maciço Ibérico, segundo o Mapa Tectónico da Península Ibérica, modificado. ( Julivert et al. 1974)

O contacto entre duas dessas zonas, a ZCI e a ZOM é feito através de uma sutura que se estende do Porto até Córdova  passando por Coimbra, Tomar, Arronches e Badajoz, com uma orientação de NO para SE – Zona de Cizalhamento Porto – Tomar (ZCPT) (Ribeiro et al. 1980; Martins et al. 2000).

 

Segundo Calejo et al. (1996) a praia de Lavadores é um dos locais onde provavelmente é possível ter a percepção deste acidente importante e o respectivo contacto entre as duas zonas referidas. A Norte e a Leste do contacto encontra-se o granito de Lavadores, que possivelmente marcará a passagem para a ZCI; para Sul e para Leste ocorrem rochas do domínio metamórfico que pertencerão à ZOM. Este contacto é brusco e bem marcado sendo possível a sua observação a cerca de 30 metros a Sul do restaurante “Casa Branca”. O contacto entre estas e outras litologias encontra-se muito perto da linha da maré sendo possível observar, apenas, em alturas de baixa-mar.

 


About | Privacy Policy | Sitemap
© Paulo Rocha