Materiais de apoio

 

Livro de actividades

 

Este livro contém algumas aspectos particulares, tais como:

-          procedimentos para a sua utilização;

-          localização geográfica (extracto da carta militar n.º 122, escala 1/25000);

-          extracto da carta geológica (folha 9-C (porto), escala 1/50000)

-          tarefas organizadas por paragens.

 

 

Cada paragem é representada por uma cor específica que é exactamente a mesma que consta em cada póster de modo a facilitar uma melhor identificação da estação onde o participante se encontra. As tarefas estão direccionadas para a investigação dos afloramentos, interpretação dos aspectos geomorfológicos e observação dos aspectos resultantes da intervenção do Homem no ambiente. Na paragem n.º 1 é proposta uma actividade que consideramos ser de integração dos participantes no meio. É solicitado que se efectue, de um modo muito simples, a descrição das condições atmosféricas do momento (pluviosidade, nebulosidade e vento); os valores da temperatura e humidade são obtidos mediante a utilização de instrumentos adequados que devem ser transportados para  o local (termómetro e higrómetro, respectivamente). Em cada paragem, o participante deverá proceder sistematicamente ao preenchimento da grelha para identificação dos aspectos ambientais. Ao longo do livro o participante terá locais específicos  para tomar alguns notas e apontamentos.

 

Livro resumo

 

Este material foi elaborado com o intuito de fornecer a cada participante uma síntese de alguns dos  aspectos geológicos presentes na praia de Lavadores . O livro resumo está dividido em três partes:

1ª parte – Localização geográfica, clima da região, enquadramento geológico e composição, textura e aspectos particulares do granito de Lavadores;

2ª parte – Agentes e factores que contribuem para a erosão e meteorização das rochas;

3ª parte – Alguns aspectos geomorfológicos que se podem observar na praia de Lavadores.

 Para além do texto, o livro contém estampas, esquemas, mapas e tabelas que pretendem torná-lo mais atractivo e fácil de consultar. No final, a bibliografia constitui um outro recurso para quem deseja saber um pouco mais sobre a geologia em geral.

Pósteres

 

Foram elaborados quatro pósteres (com dimensões 59 cm x 84 cm). Cada póster possui uma cor de base específica. Esta cor permite identificar o número da paragem. Os pósteres possuem inúmeras estampas com os aspectos observáveis no local; a legenda de cada estampa está tapada com um cartão. O póster n.º 1 foi construído com o intuito das pessoas tomarem contacto com os aspectos gerais e particulares da litologia predominante no local (granito de Lavadores), bem como de alguns aspectos geomorfológicos de pormenor. Os pósteres n.os 2, 3 e 4 foram elaborados de modo a permitirem uma melhor identificação e compreensão dos aspectos geomorfológicos mais representativos em cada paragem.


About | Privacy Policy | Sitemap
© Paulo Rocha